O que é a Fisioterapia para Traumatologia?

A fisioterapia em Traumato-Ortopedia atua na prevenção e no tratamento de distúrbios do sistema musculoesquelético, sejam eles crônicos ou agudos, lesões por esforços repetitivos, patologias ortopédicas, pequenos e grandes traumas, pós-operatórios e até mesmo doenças congênitas.
Atua principalmente na reabilitação de pós fraturas, entorses, luxações, traumas ou contusões musculares e distúrbios mecânicos da coluna vertebral, sempre com o objetivo de aliviar a dor aguda, melhorar a circulação sanguínea, fortalecer a musculatura, recuperar o movimentos, equilíbrio, propriocepção e reeducação postural.

Por que fazer a Fisioterapia para Traumatologia?

Os Pacientes que realizam fisioterapia em traumato-ortopedia geralmente chegam aos consultórios de fisioterapia por causa da dor. Seja por contraturas musculares, hérnias de disco, escoliose, luxações, entorses, esforços repetitivos, pós operatórios…..
A fisioterapia nesses casos é essencial para que o paciente volte a ter qualidade de vida nos casos de dor aguda e após o alívio da dor manter fisioterapia para uma manutenção, prevenir novos episódios de dores agudas. Nos casos de pos operatorio para que o paciente se reabilite o mais rápido possível da maneira certa e evite novas lesões, para voltar às suas atividades de vida diária.

Como fazer a Fisioterapia para Traumatologia?

Na fisioterapia em traumato-ortopedia são utilizados recursos eletrotermofototerápicos,como o ultra som, terapia manual com o propósito de diminuir a dor e rigidez muscular, cinesioterapia, na qual utilizamos exercícios para aumentar e melhorar a amplitude e qualidade dos movimentos, aumentar a força muscular e propriocepção para melhorar equilíbrio.

Geralmente o paciente chega ao consultório e o tratamento começa com ultra som e/ou calor e gelo, dependendo do tipo de lesão, para aliviar a dor. Em seguida começamos com terapia manual para melhorar a parte muscular, principalmente contraturas. Após é dado início a fase da cinesioterapia, na qual são realizados exercícios musculares visando recuperar a musculatura debilitada e a qualidade do movimento. Por último trabalhamos a propriocepção, visando melhorar equilíbrio e reflexo, para prevenir futuras lesões.