FISIOTERAPIA MANUAL EM CIRURGIA PLÁSTICA

A Fisioterapia Manual em Pós-Operatório de Cirurgia Plástica é baseada a partir de conceitos de tensão mecânica e reparo tecidual. Essa técnica visa reorganizar as estruturas dos tecidos lesados, devolvendo sua funcionalidade e flexibilidade, favorecendo o metabolismo normal.

Em todo processo cirúrgico ocorre um trauma mecânico e desta lesão começa o processo cicatricial, que é formado por deposição excessiva dos componentes da matriz extracelular, principalmente do colágeno. Esse excesso de tecido cicatricial depositado nada mais é que a tão temida fibrose.

É nesta fase que a fisioterapia precisa atuar. A fisioterapia no pós-operatório de cirurgia plástica NÃO é drenagem linfática e ultrassom!

É através da terapia manual( fisioterapia com as mãos) que é possível degradar e reorganizar o excesso de tecido cicatricial.

É fundamental conduzir todo esse processo cicatricial sem estimulá-lo, pois caso contrário estaremos produzindo mais tecido cicatricial e consequentemente mais fibrose.

Toda técnica é realizada através de forças mecânicas pela terapia manual (somente uso das mãos), não causa dor e não há necessidade de nenhum tratamento paralelo.

Através da Fisioterapia Manual é possível devolver a mobilidade e funcionalidade, prevenindo complicações e chegando ao resultado estético esperado.

Uma vez que o cirurgião e o paciente percebem os resultados de um tratamento adequado, a fisioterapia torna-se uma grande aliada para o sucesso da cirurgia.

imagem_pagina_cirurgia

 

R_site

51 3086.4506 | 51 99998.2111
CONTATO@FERNANDAREALI.COM.BR | AV. 24 DE OUTUBRO 1681|601