Fernanda Reali – Quem é?

Fernanda Reali se formou em fisioterapia na cidade de Porto Alegre no ano de 2006 pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). No mesmo ano iniciou uma especialização em terapia manual e postural, o que sempre foi sua paixão dentro da fisioterapia. Após o término da faculdade foi estudar inglês por oito meses na Austrália, lá observou um grande número de praticantes de Pilates e lugares que ensinavam a técnica, a qual ainda não era muito conhecida na cidade de Porto Alegre. Quando retornou a Porto Alegre realizou um curso de Pilates Solo Clínico ministrado por uma australiana e adicionou exercícios aprendidos no curso a suas técnicas já utilizadas. Em 2008 inaugurou seu consultório, onde seus atendimentos são voltados a reabilitação de pacientes com dor e pós-operatórios, tanto de cirurgias de traumato ortopedia como de cirurgias plásticas.

A faculdade

Desde que entrou na faculdade de fisioterapia, no ano de 2002 na PUCRS, na cidade de Porto Alegre, sempre soube que iria atuar na reabilitação de pacientes de traumato ortopedia, relacionados a dores músculo esqueléticas e problemas posturais. Os estágios extracurriculares sempre foram em clínicas de traumato ortopedia, na sua maioria voltada `a fisioterapia manual e postural. Durante a faculdade ainda, foi para São Paulo fazer uma formação em Iso Stretching, ministrada por um casal francês, precursor da técnica, a qual é baseada na reeducação postural. Nascia então uma nova paixão para se aliar a fisioterapia manual na reabilitação dos seus pacientes. Essa técnica, foi durante anos, muito utilizada por Fernanda Reali como única na realização de exercícios para reeducação postural.

A experiência

Ao longo desses 12 anos de formada, sempre atendeu na cidade de Porto Alegre, muitos pacientes já passaram pelo seu consultório.
Com formação em Fisioterapia manual reabilita pacientes com dores musculoesqueléticas, pós operatórios de cirurgias de traumato ortopedia e de cirurgias plásticas.

Durante a faculdade fez sua formação em Iso Stretching, técnica voltada para reeducação postural global, alguns cursos de finais de semana com técnicas de fisioterapia manual e ainda no último ano da faculdade iniciou sua especialização em terapia manual e postural, o qual durou mais ou menos um ano e meio.

Quando retornou da Austrália realizou seu primeiro curso de Pilates Solo, na cidade de Porto Alegre, porém ministrado por uma Australiana. A partir daí foi incluindo exercícios de Pilates aos de Iso Stretching na reeducação postural.

Logo após iniciou sua pos graduacao em Cinesioterapia (estudo do movimento), na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), desde então descobriu que não existe reabilitação sem movimentos funcionais.

Após alguns anos atendendo começou a sentir falta de uma técnica mais funcional e que mantivesse os pacientes bem, sem dor, que fizesse com que eles não regredissem, foi então, que realizou sua formação internacional em Pilates solo e aparelhos, pela Physicalmind, de Nova York. Através do Pilates e de sua pos graduacao em Cinesioterapia pode dar continuidade aos tratamentos de seus pacientes, muitos a acompanham há mais de 8 anos.

A especialização

Uma das áreas dentro do Pilates que mais a fascina e trabalhar com gestantes. Existem tantas mudanças no corpo da mulher nessa fase, muitas delas vem acompanhada de dores na coluna por não estarem preparadas para tais. E uma fase da mulher a qual ela precisa trabalhar o corpo para carregar o bebê e suas mudanças mensalmentes durante nove meses, dar a luz e após reconstruir o seu corpo para poder voltar às suas atividades realizadas anterior a gestação.