Fernanda Reali – Quem é?

Fernanda Reali se formou em fisioterapia na cidade de Porto Alegre no ano de 2006 pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). No mesmo ano iniciou uma especialização em terapia manual e postural, o que sempre foi sua paixão dentro da fisioterapia. Após o término da faculdade foi estudar inglês por oito meses nA Austrália, assim que retornou começou a atender pacientes na área de traumato e ortopedia usando técnicas da terapia manual. um dos primeiros pacientes foram um casal de irlandês, eram pacientes de outra fisioterapeuta em Porto Alegre que precisava de alguém capacitado e que dominasse a língua dos estrangeiros para atendê-los. Foi então que tudo começou, o casal a indicou para outros amigos na cidade de Porto Alegre e os atendimentos a domicílio foram sendo substituídos por atendimentos no seu consultório, inaugurado no ano de 2008. No consultório os atendimentos são voltados a reabilitação de pacientes com dor e pós operatórios, tanto de cirurgias de traumato ortopedia como de cirurgias plásticas.

A faculdade

Desde que entrou na faculdade de fisioterapia, no ano de 2002 na PUCRS na cidade de Porto Alegre, sempre soube que iria atuar na reabilitação de pacientes de traumato ortopedia, relacionados a dores músculo esqueléticas e problemas posturais. Os estágios extracurriculares sempre foram em clínicas de traumato ortopedia, na sua maioria voltada a fisioterapia manual e postural. Nos estágios obrigatórios, que foram em asilos, entidades de crianças com deficiência mental, em algumas vilas e postos de saúde e no próprio hospital da PUCRS, é necessário passar por todas as áreas de atuação da fisioterapia, mesmo assim não desviou da sua paixão inicial que era a traumato ortopedia, sempre que podia dava prioridade a esses casos e inclusive seu trabalho de conclusão da faculdade foi nesta área.

Durante a faculdade ainda, foi para São Paulo fazer uma formação em Iso Stretching, ministrada por um casal francês, precursor da técnica, a qual é baseada na reeducação postural. Nascia então uma nova paixão para se aliar a fisioterapia manual na reabilitação dos seus pacientes.

A experiência

Ao longo desses 12 anos de formada, sempre atendeu na cidade de Porto Alegre, muitos pacientes já passaram pelo seu consultório.

Com formação em Fisioterapia manual reabilita pacientes com dores musculoesqueléticas, pós operatórios de cirurgias de traumato ortopedia e de cirurgias plásticas.

Durante a faculdade fez sua formação em Iso Stretching, em São Paulo, técnica voltada para reeducação postural global, alguns cursos de finais de semana com técnicas de fisioterapia manual e ainda no último ano da faculdade iniciou sua especialização em terapia manual e postural na cidade de Porto Alegre mesmo, o qual durou mais ou menos um ano e meio.

Após alguns anos atendendo começou a sentir falta de uma técnica que mantivesse os pacientes bem, sem dor, que fizesse com que eles não regredissem, foi então que realizou sua formação internacional em Pilates, pela Physicalmind, de Nova York. Através do Pilates pode dar continuidade aos tratamentos de seus pacientes, muitos a acompanham há mais de 8 anos.

Ao longo desses anos recebia muitos pacientes de pós operatórios de cirurgia plásticas realizadas há mais de 6 meses que ainda tinham muita dor e limitação de movimentos, tratava somente a dor e devolvia aos pacientes amplitude de movimento e qualidade de vida. Porém, estava insatisfeita, acreditava que havia de ter uma tecnica que nao deixasse os pacientes tanto tempo com dor e limitados, acreditava que os pacientes deveriam realizar fisioterapia logo após a cirurgia e não esperar o problema estar instalado para procurar ajuda. Foi então que foi atrás de outra formação, Fisioterapia Manual para pos operatorio de cirurgia plastica, achou então uma explicação para o que procurava. Atualmente atende pacientes no pós operatório imediato evitando que a aderência e fibrose se instale limitando seus movimentos e causando dor.

A especialização

A Fisioterapia Manual com técnicas de reeducação postural através do Iso Stretching e mais o Pilates foram escolhidas para tratar seus pacientes pois acredita que somente assim é possível reabilitar de verdade, após anos de estudos e cursos chegou a conclusão de que não existe nada melhor e mais eficaz que essas técnicas juntas. Sempre diz aos seus pacientes que uma musculatura forte e alongada protege todas as articulações.

Após fazer o curso de Fisioterapia Manual em pos-operatorio de cirurgia plástica e ver inúmeros pacientes extremamente agradecidos e cirurgiões plásticos ligando para seu consultório querendo saber melhor que técnica era essa de terapia manual que estava utilizando para tratar suas pacientes e livrá-las das tão temidas fibroses, que causam as aderências e limitações de movimentos, resolveu focar principalmente nessa área.

Como é ser uma Fisioterapeuta em Porto Alegre?

Ser Fisioterapeuta em Porto Alegre não é uma missão muito fácil, assim como várias outras profissões, a cada ano se formam muitos novos profissionais na cidade de Porto Alegre e o que os diferenciam são as formações que fazem ao longo da faculdade e após o término da mesma. E saber que apenas uma tecnica nao sera eficaz para tratar o paciente, e saber quais técnicas utilizar para cada paciente e porque utilizar tais técnicas e quando não souber qual usar ir atrás de outras formações. E uma estrada sem fim…