As dores nos ossos e articulações

A osteoporose é uma doença silenciosa, geralmente ela não demonstra sintoma algum. Na maioria das vezes ela é descoberta por alguma fratura com um trauma pequeno ou até mesmo sem nenhum trauma.

O nosso corpo absorve e substitui tecido ósseo constantemente, quando ocorre a osteoporose a criação de massa óssea nova não acompanha a remoção da camada óssea anterior o que pode ocasionar ossos ocos, finos e extremamente sensíveis, os quais ficam muito mais sujeitos a fraturas.

As principais fraturas

Os locais mais comuns acometidos pela osteoporose são: Coluna lombar (vértebra), quadril (fêmur), punho (osso do rádio) e o braço (osso do úmero). Consequentemente, essas regiões mais acometidas sofrem maior risco de fraturas. A fratura mais perigosa é a do colo do fêmur, um quarto dos pacientes que sofrem essa fratura acabam por falecer dentro de seis meses e os que sobrevivem têm uma redução da qualidade de vida bastante significativa.

O papel da fisioterapia no tratamento das Osteoporose?

O objetivo do tratamento da osteoporose na fisioterapia são controlar a dor, retardar ou interromper a perda óssea e prevenir fraturas. O mais recomendável é a prática de atividade física com impacto leve, como caminhada e exercícios de força, esses exercícios irão ajudar a recompor parte da massa óssea que foi perdida em decorrência da enfermidade.

Como tratar a osteoporose em Porto Alegre?

No consultório de Fisioterapia e Pilates Fernanda Reali, em Porto Alegre, os pacientes com osteoporose recebem tratamento individualizado no Pilates. São realizados exercícios de força para ajudar a recompor a massa óssea perdida, exercicios de equilibrio para treinar a propriocepção dos pacientes e diminuir o risco de quedas, o qual é o maior causador de fraturas. Tudo é feito com muito cuidado, pois qualquer exercício realizado de forma errada ou com sobrecarga inadequada pode ocasionar fratura óssea durante a atividade física. Existem vários exercícios que são proibidos no Pilates pelo alto risco de ocasionar fratura e a maioria precisa ser modificado para que o paciente realize a prática do Pilates com segurança.